segunda-feira, 14 de março de 2011

Tutorial TCAS

TCAS - Traffic Collision Alert System
--------------------------------------------------------------------------------
TCAS - Sua importância na Aviação Comercial

Este equipamento é o Traffic Collision Alert System ou Threat-Analysis/Collision Avoidance System, tão importante e eficaz na prevenção de colisão de aeronaves.

Considerando o trafego aéreo atual nos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, torna-se óbvia tal colocação quanto à necessidade do equipamento.

O sistema permite que o piloto possa ver na sua ND (Navigation Display) ou tela de navegação, as aeronaves que circundam sua aeronave, com informações de altitude (acima ou abaixo em centenas de pés) e se está subindo, nivelado ou descendo.

Numa tela do ND toda negra, o alvo veste inicialmente a distancia de até seis milhas náuticas, é um losango vasado, com a numeração de altitude relativa à aeronave que se está voando, isto é, se está uma numeração 00, significa que tal aeronave está na mesma altitude que a sua, se está 20(com uma setinha para cima, por exemplo) significa que a aeronave está a 2000 pés acima da sua e subindo.

Caso a outra aeronave se aproxime da sua para menos que seis milhas, o losango torna-se cheio (isto é, todo preenchido).Se estiver na sua altitude ou convergindo para sua altitude e rota, a três milhas torna-se âmbar com o aviso sonoro TRAFFIC TRAFFIC. Se continuar a aproximação, o losango se torna vermelho e começa o famoso Resolution, no qual o sistema começa a lhe instruir a ação evasiva, com instruções CLIMB CLIMB ou DESCENT DESCENT ou MONITOR RATE OF CLIMB (quando na tela do PFD (PRIMARY FLIGHT DISPLAY - aonde se encontra o horizonte artificial, climb, velocímetro e altímetro) - no Climb aparece uma faixa verde e outra vermelha, indicando qual razão de subida ou descida você DEVE utilizar com o risco desse não cumprir a instrução, haver risco real de colisão).

Após o aviador ter executado as ORDENS na fase de Resolution e a outra aeronave ter se distanciado com segurança, soa-se um aviso CLEARED OF CONFLICT (isto é, livre de conflito).

Vale lembrar que o sistema só detecta a altitude de outra aeronave se a mesma tiver transponder modo Charlie(aquele que transmite altitude).Senão, só aparecerá um alvo primário sem informação precisa, quando aí o sistema torna-se conservativo dando alertas TRAFFIC TRAFFIC com a coloração âmbar sempre que tais aeronaves(sem modo Charlie)se aproximarem aquém de seis milhas. Atualmente nas aproximações para Congonhas(São Paulo), para pista 17, sobrevoa-se uma região extremamente povoada e, pior, com o maior numero de Heliportos por quilometro quadrado do país. Dá para imaginar o que isto significa, não é?


Cada aproximação é uma novidade, pois como vocês sabem, um ILS dá ao aviador informação eletrônica de alinhamento(Localizador)e rampa de planeio(Glide Slope).

Conforme a aeronave se aproxima da pista ela sobrevoa a alturas cada vez menores sobre tais Heliportos, de onde decolam e pousam as aeronaves de asas rotativas tão importantes e úteis para os senhores empresários da maior cidade do país.Exatamente no setor de aproximação, é aonde se tem os famosos corredores visuais de helicópteros que cruzam o alinhamento da aproximação final da pista 17 de Congonhas.São quase diárias as ocorrências de Resolution ou Advisory nos TCAS das aeronaves comerciais em São Paulo.


Este sistema é tão completo, que se duas aeronaves equipadas com o sistema se aproximarem em rota de colisão os TCAS’s das aeronaves SE CONVERSAM (Sim, não é brincadeira não)trocando informações, instruindo os pilotos a tomarem rotas evasivas coerentes, isto é, coordenam para que cada aviador se distancie da outra aeronave sabendo o que a outra aeronave vai fazer, pois elas COMBINARAM uma rota divergente, incrível, não?

Se for pensar parcialmente, pode-se até usar um TCAS para coordenar varias aeronaves, claro se for extremamente necessário.Pois você vê todas aeronaves num raio de uma Terminal, sabe suas altitudes, seus deslocamentos, se estão subindo ou descendo, enfim.

Claro que todo aviador se sente um pouco mais Controlador de trafego aéreo com este sistema, o que às vezes para os nossos Anjos da Guarda(Os Valorosos Controladores de Tráfego Aéreo), os TCAS às vezes fazem com que os aviadores dêem palpites aos Controladores nem sempre pertinentes, o que por vezes atrapalha em vez de ajudar, mas aos poucos todos estão aprendendo juntos com erros e acertos, não é?O importante é que as colisões se tornaram quase que impossíveis de ocorrerem trazendo segurança e tranqüilidade a todos envolvidos.
Por isso atualmente todas aeronaves que voam em áreas congestionadas têm obrigação de ter instalado nelas o Transponder de preferência modo Charlie.


Autor - Comandante Antonio Arthur Braga Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras

Leiam as regras.

Artigo 1

1.1 Não se pode copiar conteúdo de outros blogs. Poderá acarretar problemas.

1.2 Outros blogs voltados à simulação de vôo, está restrita a cópia de conteúdo exclusivo do blog. Iremos denunciar juntamente ao Google.

1.3 Apenas parceiros podem conseguir permissão para postar arquivos exclusivos daqui.

Artigo 2

2.1 Moderadores deste blog não podem ser moderadores de outros, apenas em casos que a pessoa apresente argumentos que convençam o Administrador e no caso do Leonardo.

2.3 Moderadores não podem chingar usuários do xat que os desrespeitarem e o blog. Banimento de 48 Horas.

2.4 Moderadores tem que ajudar os leitores do blog que estiverem com dúvida ou precisando de ajuda.

Artigo 3

3.1 Leitores do blog : não falem palavras de baixa calunia no xat e nos comentários.

3.2 Leitores : não façam pedidos por comentários. Façam por e-mail ou deixem a mensagem na caixa de recados ao lado direito.

Artigo 4

4.1 Arquivos disponibilizados aqui pelas empresas de desenvolvimento de add-ons pagos ( Wilco, Feelthere, Aerosoft, PMDG, etc. ) devem permanecer no seu HD por 24 e depois excluí-los ou comprá-los.

4.2 Add-ons freewares estão livres para distribuição desde que permaneçam em sua total originalidade.

Artigo 5

5.1 Proibido nomes de outros blogs no xat deste blog. Ex: ( Blog A -> Adminstrador Blog A ). Banimento de 1 hora a não ser se o leitor mudar seu nick quando o membro da staff deste xat pedir.

5.2 Proibido publicação de outros blogs e sites de qualquer assunto. 24 horas de banimento.

5.3 Passar por ADM ou MOD está proibido. Banimento de 5 horas.

5.4 Proibido chingar no xat. Se alguém te xingar comunique a um ADM ou MOD que tentaremos resolver o caso. Se o usuário for pego em flagrante, banimento de 48 horas.

*Regras feitas no dia 23/03/2011 pelo Administrador Bruno*

*Caso outras regras forem necessárias a sua colocação, irão ser postadas.*