segunda-feira, 14 de março de 2011

Como voar IVAO Fs2002 Fs2004

O que você precisa para voar on-line?

Voar on-line na IVAO com o IvAp é muito simples. Você só precisa baixar alguns programas e configura-los corretamente.
O IvAp e os MTL, Multiplayer Traffic Library (Biblioteca de Trafego Multiplayer, usada para mostrar os outros pilotos on-line com a aeronave e textura que estes estão usando), foram criados para impor uma carga mínima em seu computador, assim como outras sessões multiplayer fazem. Os MTL usam os melhores modelos AI para visualizar outros tráfegos, não comprometendo a taxa de frame rate.
O IvAp foi desenvolvido para MS Flight Simulator 2002 e 2004. Este é o único software pago que você precisa para voar on-line na IVAO. O restante é grátis e está disponível para downloads nas paginas da IVAO.
Você também precisa estar registrado na rede IVAO. Se você ainda não tem registro, faça o seu em http://www.ivao.aero/members/new. Anote seu VID e Senha da IVAO, pois precisará deles mais tarde.
Agora você precisa baixar os softwares:
  • IvAp - Requerido para conectar seu Flight Simulator com a IVAO
  • MTL - Biblioteca de trafego, para ver outros pilotos on-line, com a aeronave e textura que estes estão usando.
  • TeamSpeak - Requerido. Software oficial para comunicação por voz na IVAO.
  • FSUIPC - Requerido para meteorologia e TCAS
    Nota: Como o IvAp é um software gratuito, Peter Dawson tem garantido uma chave para registrar o IvAp no FSUIPC. Você não precisa realizar este registro. Ele é realizado automaticamente pelo IvAp.
  • ServInfo - Não requerido. Utilizado para visualizar quem está on line na rede IVAO
Todos os softwares citados acima, e alguns mais, podem ser baixados acessando http://www.ivao.aero/network/so.




Instalação do IvAp

A instalação é muito simples. Assegure-se que seu Flight Simulator não está sendo executado.
Primeiro instale o FSUIPC conforme instruções contidas no arquivo. Então descompacte os arquivos do IvAp baixados e rode o programa de setup. Instale o IvAp em um diretório a sua escolha.

Durante a instalação você deverá indicar qual versão do Simulador de Vôo você usa. Escolha entre FS2002 e FS2004.
Não esqueça de instalar o Teamspeak para poder se comunicar por voz com os controladores.



Iniciando o IvAp

Inicie seu Flight Simulator. Você deverá ter na barra de menus (acima) uma nova opção chamada IVAO. Clique nesta opção e selecione IvAp.

Neste momento você deverá ter a interface do IvAp na tela, mostrando no canto superior esquerdo da mesma, a versão do software.

Se você está utilizando o FS2004, logo em seguida o IvAp inicia e se conecta na sessão multplayer necessária para mostrar os outros tráfegos on-line. Uma mensagem sobre isto será mostrada. Dê algum tempo para o FS iniciar a sessão multiplayer.

Os usuários que utilizam o FS2002 devem iniciar a sessão multiplayer manualmente. Para isto, no menu do FS2002, clique em "Flights" -> "Multplayer" -> "Connect...". Digite seu nome ou callsign no campo "Player name", assegure-se que o TCP/IP está selecionado e então selecione IvAp no campo "Sessions". Clique em "Join" e espere o FS iniciar a sessão multplayer.
Você agora tem o IvAp conectado ao seu FS. Na bandeja do Windows (aquela onde está o relógio) você deve ter 3 luzes verdes, que significam que a conexão do IvAp com o FS está correta. No canto superior esquerdo há uma luz vermelha, pois voce não está conectado a rede IVAO ainda.


A Interface de Usuário

Agora que você finalmente iniciou o IvAp, vamos dar uma olhada na tela principal dele. A IvAp GUI (Grafic User Interface) foi desenhada para se parecer com um MCDU, em um típico estilo FMC. A parte principal é a caixa de mensagens, margeada por 12 botões, seis de cada lado. Aqui é onde você escreve mensagens para os ATCs e outros pilotos, recebe mensagens do ATC, outros pilotos e dos servidores. Este também é o lugar onde o METAR e outra informações serão exibidas.

A linha na parte inferior é chamada "scratchpad", onde você digitará o texto quando solicitado, isto é, para enviar mensagens ou digitar o código ICAO para requerer o METAR.
Os botões a esquerda e direita da tela principal são chamados "LSK" (Line Select Key) e são identificados por números de 1 a 6 e pelas letras "R" (Right) para indicar direita e "L" (Left) para indicar esquerda. A função de uma LSK muda de acordo com o rótulo mostrado perto dela. Então, a LSK 5R dá a você acesso ao menu principal. Em certos casos, como na LSK 1L, são mostrados apenas dados, sem nenhuma possibilidade de interação com o usuário, como no caso do rótulo 0.2.27. Quando o rótulo é interativo, ele terá o sinal ">" ou "<" próximo ao LSK correspondente.
Do lado direito superior da interface você vê as luzes de status com o transponder logo abaixo. Abaixo, você tem os botões para algumas funções do IvAp.

1.      Luzes de Status - Devem estar acesas conforme a figura acima. Se não estiverem consulte a seção de Problemas mais comuns. O significado de cada uma das quatro luzes é:
o        FP - Está luz estará vermelha quando nenhum plano de vôo foi enviado, e cinza quando você enviar seu plano de vôo.
o        FS - representa o status da conexão entre o IvAp e o FS
o        MP - Status da conexão multiplayer com o Flight Simulator
o        NET - Status da conexão interna entre o IvAp e o "mensageiro".
2.      Chave do Transponder - Aciona o transponder em modo C ou Stand by.
3.      Código Transponder - Mostra o código transponder selecionado. Você não pode mudar o código transponder aqui. Você deve fazê-lo no cockpit da aeronave, no Flight Simulator.
4.      Indicador de Conexão - Mostra o status atual da sua conexão com a IVAO.
5.      Botão TCAS (Traffic and Colision Avoidance System) - Este botão abrirá a janela do TCAS em sua tela.
6.      Botão Pushback - a função de pushback permite realizar facilmente a manobra de pushback, dando ré em sua aeronave. Use esta função clicando com o botão esquerdo do mouse no botão pushback.
7.      Botão CONN - Este é o botão utilizado para conectar-se com os servidores IVAO (veja abaixo).
8.      Botão IDENT - Está função permite a você enviar um sinal de identificação ao ATC. Este visualizará sua posição no radar piscando, permitindo que o ATC localize você quando o espaço aéreo está congestionado. Clique no botão para mandar o sinal de identificação, quando o controlador solicitar.
9.       



Conexão com os servidores da IVAO

Depois de ver como iniciar e conectar o IvAp no FS, é hora de conectar-se com a rede IVAO. Esta tarefa é muito simples também. Clique no botão CONN da interface do IvAp. Você estará visualizando agora uma janela com os campos abaixo.

1.      Callsign - Use um callsign válido. Este callsign será sua identificação enquanto estiver voando. Note que o IvAp não aceita traços ("-") no callsign. Portanto, uma aeronave com registro PT-RMR deverá ser inserida como PTRMR.
2.      Real name - Insira o primeiro e ultimo nome registrados na IVAO.
3.      VID - Insira seu numero de identificação da IVAO. Se você ainda não é registrado, pode faze-lo em http://www.ivao.aero/members/new/.
4.      Base Airport - Insira o código ICAO de quatro letras do seu aeródromo base (onde você mora, ou onde você estaciona seu avião)
5.      Password - Insira sua senha da IVAO
6.      Server - Seleciona na lista, o servidor mais próximo de onde você está se conectando. O IvAp mostrará uma sugestão de qual o melhor servidor para você utilizar, baseado em uma checagem automática feita na inicialização.
7.      Port - Você não deve alterar este valor a menos que seja requerido a fazê-lo por enfrentar problemas. O valor padrão é 6809.
8.      Voice - Deixa esta caixa marcada para que o IvAp automaticamente abra e gerencie a mudança de freqüência no Teamspeak.
Lembre-se de verificar se sua aeronave está estacionada fora da pista antes de se conectar. Se você estiver pronto clique em Connect, senão clique em Cancel.
Quando sua conexão for estabelecida, você verá uma mensagem de saudação da rede, bem como uma mensagem mostrando seu rating. Estas mensagens também serão enviadas à tela do FS, via a sessão multiplayer.
O indicador de conexão irá mudar para on-line e em sua barra de tarefas você terá agora quatro luzes verdes.
Parabéns. Você agora está on-line e conectado! Se não está, por favor veja a seção de problemas mais comuns.









Utilizando o rádio

O IvAp utiliza duas freqüências de rádio. Portanto, você pode ajustar a segunda freqüência enquanto fala com o ATC na primeira. Isto faz com que você rapidamente mude para a freqüência do próximo controlador.

A freqüência ativa é mostrada pela palavra "<ATC>" no meio da tela de mensagem. Se você mudar a freqüência ativa e o controlador estiver ao alcance da comunicação (range), Teamspeak automaticamente muda o canal, e o ATIS do ATC será mostrado na caixa de mensagens.
Ajustando a freqüência no IvAp
Há várias maneiras de ajustar a freqüência no IvAp. A mais fácil é utilizando a lista de ATCs disponível em seu alcance no momento. Para acessar esta lista, simplesmente clique com o botão direito do mouse, no botão LSK 1L da interface, para mudar sua freqüência COM1.

Para mostrar mais ATC, clique no botão LSK 2R para ir a próxima página. Para mudar a ordenação da lista, clique no botão LSK 4R.

Você pode ter a lista de ATC ordenada por distancia (o mais perto primeiro), freqüência (em ordem ascendente) ou callsign (em ordem alfabética).
Uma vez encontrado o ATC que procura, clique no LSK próximo a ele. O IvAp automaticamente sintoniza a COM1 de seu rádio nesta freqüência.
Você pode fazer o mesmo para a COM2 utilizando o LSK 2L e seguindo os mesmos passos apresentados acima.
Selecionando o rádio ativo
Agora você pode selecionar o rádio ativo. Faça isto clicando no LSK 1L para ativar a COM1 ou no LSK 2L para ativar a COM2. Lembre-se: o rádio ativo é aquele marcado com a palavra "<ATC>" no meio da tela.
Ajustando a freqüência no painel da aeronave
A maneira mais realista de mudar a freqüência é através do painel de rádios de sua aeronave, no Flight Simulator. Simplesmente sintonize a freqüência que você precisa e torne ela ativa. O IvAp automaticamente sintoniza esta freqüência no rádio. Se você mudar o rádio ativo, o Teamspeak automaticamente muda o canal e o ATIS é solicitado.



Configurando o Teamspeak

A configuração do Teamspeak é bem simples. Instale o programa no diretório desejado e execute-o.
Vá no menu settings e escolha a opção "Sound Input/Output Settings"

Em "voice send method", escolha "Push to talk" e clique em Set para definir a tecla que irá acionar o microfone.
Clique "ok"
Vá ao menu "settings" novamente e escolha "Options"

Se você estiver tendo problemas com o voice, selecione a opção "Force 8 bit recording"
Em Sound Driver, selecione "Direct Sound" e em Device, selecione a sua placa de som.
Agora vá até a guia "Bandwidth"

Nas caixas "Upload" e "Download", escolha um valor evitando deixar unlimited. Isto ajuda a diminuir os lags.
Clique em "Ok".
Conectando-se ao Teamspeak
Você pode fazer isto de duas maneiras. No menu Connection, você têm as opções:
·  Connect
Clicando em Connect, você terá uma janela conforme a figura abaixo

No lado direito da tela você tem uma lista de servidores favoritos. Para adicionar um servidor, clique com o botão direito do mouse e selecione "Add"Server". Dê um nome para o servidor.
No lado esquerdo da tela, temos os campos:
1.      Label - É o mesmo rótulo que está no lado esquerdo da janela.
2.      Server Address - Endereço do servidor ao qual você deseja se conectar. Ex.: br.ts.ivao.aero
3.      Nickname - Nome que será visualizado no Teamspeak.
4.      Login name - Deve ser inserido o ID da IVAO.
5.      Password - Inserir a senha da IVAO.
Verifique se os demais campos estão conforme a figura acima.
Uma vez preenchido os campos, os dados dos mesmos são armazenados, não necessitando digitá-los novamente.
Após preencher os campos, clique em "Connect".
·  Quick Connect
Clicando em "Quick connect", você terá uma janela com os campos abaixo abaixo.

1.      Server Address - Endereço do servidor ao qual você quer se conectar. Ex.: br.ts.ivao.aero
2.      Nickname - Nome que será visualizado no Teamspeak.
3.      Login name - Deve ser inserido o ID da IVAO.
4.      Password - Inserir a senha da IVAO.
Após preencher todos os campos conforme indicado acima, clique em "Connect"












Preenchimento do Plano de Vôo

Para criar e enviar um plano de vôo, pressione LSK 1R para abrir a pagina de ACARS na caixa de mensagens. Então pressione novamente LSK 1R para enviar plano de vôo (“SEND FLIGHTPLAN”).
Abaixo está uma figura do formulário internacional de plano de vôo ICAO. Ele se abrirá após clicar em “Send Flight Plan”.

Item 7: Aircraft Identification (Identificação de Aeronave - Até 7 caracteres).
Este campo já vem preenchido com o callsign que você se conectou a IVAO (Janela de Conexão). Você pode alterá-lo, se desejar. Callsigns válidos são:

  • O registro aeronáutico da aeronave, sem traços (PTLHM, PPVQR, PTMQM, N724AT, OONZA , IGOAV, DDEAC, etc...).
  • Três letras de designação da Companhia Aérea (ICAO), seguido do número do vôo (TAM3456, TAM3810, VRG1516, TAP168, BCS777, AZA150, etc).
  • Callsign determinado para autoridades militares (FAB1879, BAF54, RRR112, etc)
Item 8: flightrules (Regras de Vôo - 1 caractere)
Selecione uma das letras a seguir, para designar as regras de vôo que o piloto pretende seguir:

  • I : IFR Vôo por instrumentos iniciado desde o solo
  • V : VFR Vôo por instrumentos iniciado desde o solo
  • Y : IFR alterado em vôo *
  • Z : VFR alterado em vôo *
    * - especificado no ítem 15 sobre mudanças de plano de vôo anteriormente planejado.
Type of Flight (Tipo de vôo - 1 caractere)
Insira uma das letras a seguir para identificar o tipo de vôo.

  • S : Serviço de vôo em escala (CGNA) regular
  • N : Operações de transporte aéreo sem horário agendado (Ex. Charter )
  • G : Aviação Geral / Privado
  • M : Militar
  • X : Esperimental, ou outro tipo não definido nas categorias acima definidas.
Item 9 : Number and Type of Aircraft (Numeros e Tipos de Aeronaves - 1 ou 2 caracteres).
Inserir o número de aeronave, mas somente se houver mais de uma.

Type of aircraft (Tipo de Aeronave - 2 a 4 caracteres)
Insira o designador apropriado conforme especificado pela ICAO ou, se não houver designador válido insira ZZZZ e especifique no ítem 18 através das letras TYP/ seguida pelo tipo de aeronave.

Wake turbulance category (Categoria de Aeronave (Peso Total ou Arrasto Aerodinâmico - 1 caractere)
  • H : Pesado (Heavy) , indica aeronaves com a Peso Máximo de Decolagem (MOTW - Maximum Operating Take Off Weight) de 136.000 kg ( 300.000 lb ) ou mais.
  • M : Medium , indica aeronaves com a Peso Máximo de Decolagem (MOTW - Maximum Operating Take Off Weight) entre 7.000 kg ( 15.500 lb ) até 136.000 kg.
  • L : Light , indica o tipo de aeronaves com a Peso Máximo de Decolagem (MOTW - Maximum Operating Take Off Weight) menor que 7.000 kg ( 15.500 lb ).
Item 10: Equipment (Equipamento)
Radio Comunicador , Navegação e Equipamento de Auxílio de Aproximação (Approach Aid).

Conforme interceptador de sinal, abaixo:

  • N : (NONE) – Sem equipamento ou sem equipamento de auxílio de rádio frequência.
  • S : COM/NAV equipamento padrão para que a rota seja monitorada e o serviço disponível.
seguido de 1 ou mais letras que indica os equipamentos COM/NAV disponíveis e operacionais, a seguir:
  • A : LORAN A
  • C : LORAN C
  • D : DME (Distance Measurement Equip. – Equip. de Medição de Distância)
  • E : DECCA
  • F : ADF (Rádio Farol Não Direcional)
  • H : HF RTF (High Frequency)
  • I : Inertial navigation
  • L : ILS (Instrumento de Auxílio ao Pouso)
  • M : Omega
  • O : VOR (Rádio Farol Direcional)
  • P : Doppler
  • R : RNAV route equipment
  • T :TACAN
  • U : UHF RTF
  • V : VHF RTF
  • W : RVSM (Reduced Vertical Speed Minimun)
  • X : MNPS
  • Z : Se há outro tipo de equipamento; especificado no ítem 18, insira uma das letras abaixo:
    • N : Nil / Sem Equipamento
    • A : Transponder - modo A - 4096 code's
    • C : Transponder - modo A - 4096 code's and mode C (Charlie)
    • X : Transponder - modo S – sem medidor de pressão e sem transmissão de identificação da aeronave
    • P : Transponder / modo S - com medidor de pressão e sem transmissão de identificação da aeronave
    • I : Transponder / modo S - Sem medidor de pressão mas com transmissão de identificação da aeronave
    • S : Transponder - modo S - com medidor de pressão e transmissão de identificação da aeronave

      Nota: A- Ligado e S- Desligado
Item 13 : Departure Aerodrome and Time (Aeroporto de Saída / Decolagem e Horário - 8 caracteres)
Insira o código ICAO de 4 letras que identifica o aeroporto de decolagem, ou se não há disponível, insira ZZZZ e especifique no item 18, o nome do aeródromo, precedido de DEP/ e o horário estimado de decolagem.

Item 15 : Route Cruising Speed (Velocidade de Cruzeiro - máximo de 5 caracteres)
Insira a velocidade de cruzeiro estimada, em termos de velocidade verdadeira do ar ou True Airspeed, conforme abaixo:

  • Kilometros por hora: Digite K seguido de 4 posições ( ex. K0350 )
  • Knots / Nós: Digite N seguido de 4 posições ( ex. N0220 )
  • Mach: Quando prescrito pelo autoridade ATS em unidade centesimal de velocidade Mach, digite M seguido de 3 posições ( ex. M072 )
Cruising Level (Nível de Cruzeiro - máximo de 5 caracteres)
Insira o nível de cruzeiro planejado para a 1a ou maior porção do trecho a ser voado conforme abaixo:

  • Nível de Vôo (Flight Level): Digite F seguido de três posições (ex. F085, F310)
  • Altitude em Mil Pés: Digite A seguido de três posições (ex. A015, A100)
  • * Nível Padrão Métrico (Standart) em Dezenas de Metros: Digite S seguido de quatro posições (ex. S1130)
  • * Altitude em Dezenas de Metros: Digite M seguido de quatro posições (ex. M8040)
  • ou, para vôo VFR que não for planejado em um nível específico, preencher com as letras VFR.

    * quando autorizado por autoridade apropriada.
Route (Rota) inclui mudanças de velocidade, nível ou regras/tipo de vôo (note que esta É UMA INFORMAÇÃO RESUMIDA).
Vôo ao longo de uma rota designada (ATS):
Insira o designador da 1a rota, ou as letras DCT (Direct to) seguido pelo fixo de encontro na rota, então insira também pontos quando houver mudança de rota e se houver mudança de planos de vôo (tipo) ou de velocidade, seguido pelo designador da próxima rota.

Vôo fora de uma rota designada:
Inserir fixos aproximadamente de 30 em 30 minutos, ou 200 milhas náuticas (nm), incluindo cada fixo quando houver mudança de rota e se houver mudança de planos de vôo(tipo) ou de velocidade planejados.

Item 16 : Destination Aerodrome and Estimate Elapsed Time (EET)
(Aerodromo de Destino e Tempo Estimado em Rota (EET) - 8 caracteres)

Insira o código ICAO de 4 letras indicando localização do aeroporto de destino, seguido do tempo total estimado em rota, ou insira ZZZZ caso não haja designador para o aeródromo destino, seguido do tempo estimado em rota e especifique no item 18, DEST/ seguido pelo nome do aeródromo de destino

Alternate Aerodromes (Aeródromos Alternativo)
Insira o código ICAO de 4 letras indicativo do aeroporto alternativo, ou insira ZZZZ caso não haja designador para o aeródromo destino, e especifique no item 18 o nome do aeródromo precedido por ALTN/.

Item 18 : Other Information (Informações Complementares)
Insira 0 ( zero ) se não há informação complementar, ou alguma informação necessária, precedida pelas letras ede preferência na seqüência apresentada abaixo:

  • ALTN/ Insira o código ICAO de 4 letras indicando localização do aeroporto alternativo, ou insira ZZZZ caso não haja designador para o aeródromo destino (Item 16)
  • AWR/Rn Plano de vôo alternativo baseado na Companhia Aérea (“What-If“ Re-route Function (AOWIR)), quando for necessário, onde “n” designa o número atual do Plano de Vôo Alternativo (AOWIR).
  • CODE/ Endereço da Aeronave (expresso no formato de código de caracteres alfanumérico hexadecimal) quando requerido pela Autoridade ATS apropriada.
  • COM/ Indicação de Equipamento de Rádio Telefone a bordo, se a letra "Z" for indicada (Item 10)
  • DAT/ Relativo a troca de dados - Link de dados (Data Link); seguindo por S (Satelite), H (para HF – High Frequency), V (VHF), e/ou M (para Transponder Modo S)
  • DEP/ código ICAO de 4 letras que identifica o aeroporto de decolagem, quando as letras “ZZZZ” forem inseridas no item 13 ou o ponto/fixo onde o plano de vôo for aplicável.
  • DEST/ código ICAO de 4 letras que identifica o aeroporto de destino, quando as letras “ZZZZ” forem inseridas no item 16, ou o ponto/fixo onde o plano de vôo for aplicável.
  • DOF/ Dia do Vôo (Date of flight) no formato Ano-Mês-Dia.
  • EET/ fixos relevantes, fixos onde ocorrerá a mudança de regras de vôo, indicative da localização ou fronteiras da FIR com o tempo estimado em rota acumulado
  • MDCN/ Military Diplomatic Clearance Number; para aeronaves militares
  • NAV/ se a letra “Z” for colocada no item 10. Veja o item 10).
  • OPR/ aircraft operator, if not obvious from the aircraft identification in Item 7 of the flight plan form
  • PER/ dados de performance da aeronave (ex: razão de subida)
  • RALT/ name of enroute alternate aerodromes
  • REG/ matricula da aeronave
  • RFP/Qn replacement flight plan (replacement, alternative flight plan), "n" indicating the current number 1 – 9 of the replacement flight plan for the flight concerned
  • RIF/ changes of routing to the changed destination aerodrome and/or changed destination aerodrome
  • RMK/ any other remark significant for the handling of the flight by ATS
  • RVR/ RWY visual range (in metres)
  • SEL/ SELCAL Code
  • STS/ Reasons for special handling:
    • STS/ATFM EXEMPT APPROVED*
    • STS/EMER Flights engaged in emergency missions*
    • STS/EXM833 State aircraft, not equipped with 8.33 kHz channel spacing radio equipment prescribed for an area
    • STS/HEAD Flights with Heads of States*
    • STS/HOSP Flights with sick or injured persons needing immediate medical assistance, including flights urgently required for life-saving medical care of sick or injured persons. This comprises both flights for the transport of transplants, stored blood and medicine and flights to be conducted to pick up a patient, transplants, stored blood or medicine at the destination place.
    • STS/HUM Flights operating for humanitarian reasons
    • STS/NIL Replaces all other STS/entries. Only to be used when reporting flight plan changes.
    • STS/NONRNAV State aircraft, not equipped with type RNP prescribed for a route segment, a routing and/or an area
    • STS/NONRVSM State aircraft without RVSM permission.
    • STS/PROTECTED Flights critical to safety, the flight plan of which is only to be made available to a limited circle of recipients.
    • STS/RNAVINOP For aircraft, the RNAV equipment of which is inoperable at short notice or no longer complies with the required minimum conditions
    • STS/SAR Flights engaged in Search and Rescue missions*
    • STS/STATE Government flights

      * Leads to an automatic exemption from ATFM restrictions.

  • TYP/ type of aircraft if the letter group "ZZZZ" is inserted in Item 9
Item 19 : Supplementary Information (Informação Suplementar)
Esta informação não é gravada no plano de Vôo, mas é mantida até quando o plano for enviado, em caso de emergência, estas informações serão remetidas as apropriadas agências de resgate.

Endurance – Resistência
Após E/ insira 4 posições indicando o tempo de vôo total com o combustível a bordo (conforme regras IFR ou VFR) no formato horas e minutos.

Pessoas a Bordo (Persons on Board)
Após P/ insira o número total de pessoas ( passageiros e tripulação ) a bordo, when required by the appropriate ATS authority. Insira TBN (to be notified – a ser notificado) se o número de pessoas a bordo não for conhecido quando o plano for enviado.

Equipamento de Emergência e Sobrevivência
§        R/ ( radio )
o       cross out U if UHF on frequency 243.0Mhz is not carried
o       cross out V if VHF on frequency 121.5Mhz is not carried
o       cross out E emergency location beacon - aircraft ( ELBA ) is not available
§        S/ ( survival Equipment )
o       cross out all indicators if survival equipment is not carried
o       cross out P is polar survival equipment is not carried
o       cross out D if dessert survival equipment is not carried
o       cross out M if maritime survival equipment is not carried. Note : this refers to equipment in addition to the lifejackets listed in the following section
o       cross out J if jungle survival equipment is not carried
§        J/ Jackets
o       cross out all indicators if lifejackets are not carried
o       cross out L if lifejackets are nit fitted with lights
o       cross out F if jackets are not equipped with fluorescent
o       cross out U or V or both as in R/ above to indicate radio capability of jackets, if any.
§        D/ ( dinghies ) ( number ) cross out indicators D and C is no dinghies are carried, or insert number of dinghies are carried and ;
(capacity) insert the total capacity, in persons, and
(cover) cross out indicator C if dinghies are not covered and
(colour) insert colour of dinghies if carried.
§        A/ ( aircraft colour and markings ) is colour of aircraft and significant markings
§        N/ ( Remarks ) cross out indicator N if no remarks, or indicate any other survival equipment carried and any other remarks regarding survival equipment.
§        C/ ( Pilot ) insert the name of the PIC (pilot in command)
You should also annotate the form with the name of the person filling the plan, and add a telephone number in case of queries about the plan before transmission. This is particularly important if you have sent the plan via fax rather than in person.


Realizando o pushback

O IvAp possui um modulo de pushback integrado para que suas operações de solo sejam tão fáceis quanto o possível, desde o início.
Na vida real, e também na IVAO, você normalmente inicia seu vôo de um terminal. Isto faz com que você tenha a necessidade de realizar um pushback (marcha a ré) antes de iniciar o táxi.
Para começar a ajustar o procedimento de pushback, na interface do IvAp clique em "Pushback". Outra janela será mostrada.

Clique no semicirculo e arraste a linha vermelha. Esta linha indica o caminho que a sua aeronave irá percorrer. Sua pro presente está indicada no topo da janela. Aproa após o pushback está indicada no semicirculo.
Para começar o pushback, primeiro solte os freios de estacionamento. Depois clique no botão "Pushback". Quando você atingir o ponto que você deseja para iniciar a curva, clique no botão "Start Turn". Quando sua aeronave atingir a proa final ajustada, ela parará de se mover automaticamente.
Clique no botão "Pushback" da interface do IvAp novamente para fechar a janela de pushbak. E não esqueça dos freios de estacionamento.


Problemas mais comuns

Segue abaixo uma espécie de perguntas e respostas colhidas no fórum da IVAO. Se você tiver alguma dica, entre em contato
 Pergunta 
Estou utilizando o FS2002 e o IvAp não conecta na sessão multiplayer automaticamente. O que está acontecendo?

 Resposta 
O IvAp foi desenvolvido para se conectar automaticamente somente no FS2004. No seu caso, conecte o IvAp primeiro, depois crie a sessão multiplayer manualmente no FS2002. Nela tem que aparecer a sessão IVAP. Se a sessão não aparecer, procure pelo IP 127.0.0.1. Após selecionar a sessão, clique em JOIN, não em HOST como era feito antes.



 Pergunta 
Estou preenchendo o Plano de Vôo mas não sei qual código utilizar para King Air B200 ou 350. Alguém pode me ajudar?

 Resposta 
Voce pode ver os códigos das aeronaves em http://www.ivao.aero/db/aircraft/



 Pergunta 
O meu FS não está acompanhando o metar da IVAO. Quando eu conecto ele fica com o weather completamente diferente do metar. O que será?

 Resposta 
Você tem duas opções. Ou você habilita no config do IvAp o real wheather, ou usa o Wheather do FS, update at 15/15 min. Sugiro a 1ª opção, para ficar "casadinho" com as informações de todos, mas a 2ª tambem é perfeitamente viável.



 Pergunta 
Tenho todas as luzes verdes, mas o controlador reporta que não vê. O que pode ser?

 Resposta 
Verifique se o código transponder do IvAp não está marcando 0000. Se for o caso, mude o valor do código transponder em seu FS. Os desenvolvedores do IvAp pensaram ser uma otima solução não mandar atualizações de posição para pilotos com transponder em 0000. Entretando, em vista dos problemas causados, isto será alterado na próxima versão do IvAp.



 Pergunta 
Recebo a mensagem abaixo quando o IvAp vai se conectar com o multiplayer do FS2004. O que estou fazendo de errado?

"Failed to setup a Flight Simulator Multiplayer Host.
Please supply these details below to the development team
LOCATION: HOST
INTERNAL ERROR: -2146074235 "
 Resposta 
Isto é causado pelo UPnP no windows XP. Uma maneira de desabilitar o UPnP (e o por que desabilitar) está disponível no link http://www.updatexp.com/upnp_security.html
Nota: UPnP - Universal Plug and Play



 Pergunta 
Baixei e instalei o IvAp. Ele funciona normalmente até o momento em que vou me conectar coma IVAO. Quando clico no botão CONN recebo a mensagem "Please enter a valid aircraft type". O que está acontecendo?

 Resposta 
Quando você executa o IvAp pela primeira vez, o plano de vôo vem com o campo Aircraft nulo. Selecione uma aeronave no plano de vôo antes de se conectar com a IVAO.



 Pergunta 
Acompanhei o tutorial mas não consigo me conectar ao servidor TS mostrado nas figuras. O que estou fazendo de errado?

 Resposta 
A IVAO mudou o seu sufixo. Você deve alterar o sufixo .org pelo sufixo .aero, isto é, o endereço será, por exemplo, de.ts.ivao.aero.
Nota: O servidor oficial do Brasil é o br.ts.ivao.aero. Na falta deste assumimos o br1.ts.ivao.aero.

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Regras

Leiam as regras.

Artigo 1

1.1 Não se pode copiar conteúdo de outros blogs. Poderá acarretar problemas.

1.2 Outros blogs voltados à simulação de vôo, está restrita a cópia de conteúdo exclusivo do blog. Iremos denunciar juntamente ao Google.

1.3 Apenas parceiros podem conseguir permissão para postar arquivos exclusivos daqui.

Artigo 2

2.1 Moderadores deste blog não podem ser moderadores de outros, apenas em casos que a pessoa apresente argumentos que convençam o Administrador e no caso do Leonardo.

2.3 Moderadores não podem chingar usuários do xat que os desrespeitarem e o blog. Banimento de 48 Horas.

2.4 Moderadores tem que ajudar os leitores do blog que estiverem com dúvida ou precisando de ajuda.

Artigo 3

3.1 Leitores do blog : não falem palavras de baixa calunia no xat e nos comentários.

3.2 Leitores : não façam pedidos por comentários. Façam por e-mail ou deixem a mensagem na caixa de recados ao lado direito.

Artigo 4

4.1 Arquivos disponibilizados aqui pelas empresas de desenvolvimento de add-ons pagos ( Wilco, Feelthere, Aerosoft, PMDG, etc. ) devem permanecer no seu HD por 24 e depois excluí-los ou comprá-los.

4.2 Add-ons freewares estão livres para distribuição desde que permaneçam em sua total originalidade.

Artigo 5

5.1 Proibido nomes de outros blogs no xat deste blog. Ex: ( Blog A -> Adminstrador Blog A ). Banimento de 1 hora a não ser se o leitor mudar seu nick quando o membro da staff deste xat pedir.

5.2 Proibido publicação de outros blogs e sites de qualquer assunto. 24 horas de banimento.

5.3 Passar por ADM ou MOD está proibido. Banimento de 5 horas.

5.4 Proibido chingar no xat. Se alguém te xingar comunique a um ADM ou MOD que tentaremos resolver o caso. Se o usuário for pego em flagrante, banimento de 48 horas.

*Regras feitas no dia 23/03/2011 pelo Administrador Bruno*

*Caso outras regras forem necessárias a sua colocação, irão ser postadas.*